Laminectomia

O que é a Laminectomia

A laminectomia é uma cirurgia que cria espaço removendo a lâmina – a parte de trás de uma vértebra que cobre o canal espinhal. Também conhecida como cirurgia de descompressão, a laminectomia aumenta o canal espinhal para aliviar a pressão na medula espinhal ou nos nervos.

Essa pressão é mais comumente causada por supercrescimentos ósseos dentro do canal espinhal, o que pode ocorrer em pessoas que têm artrite na coluna. Esses crescimentos excessivos às vezes são chamados de esporões ósseos, mas são um efeito colateral normal do processo de envelhecimento em algumas pessoas.

A laminectomia geralmente é usada apenas quando tratamentos mais conservadores – como medicamentos, fisioterapia ou injeções – não conseguiram aliviar os sintomas. A laminectomia também pode ser recomendada se os sintomas forem graves ou piorarem drasticamente.

Por que é feita a Laminectomia

Supercrescimentos ósseos dentro do canal espinhal podem diminuir o espaço disponível para a medula espinhal e os nervos. Essa pressão pode causar dor, fraqueza ou dormência que pode irradiar para os braços ou pernas.

Como a laminectomia restaura o espaço do canal espinhal, mas não cura a artrite, ela alivia de forma mais confiável os sintomas irradiados dos nervos comprimidos do que a dor nas costas das articulações da coluna.

Seu médico pode recomendar laminectomia se:

  • O tratamento conservador, como medicação ou fisioterapia, não melhora seus sintomas

  • Você tem fraqueza muscular ou dormência que torna difícil ficar em pé ou andar

  • Você experimenta perda de controle do intestino ou da bexiga

Em algumas situações, a laminectomia pode ser necessária como parte da cirurgia para tratar uma hérnia de disco espinhal. Seu cirurgião pode precisar remover parte da lâmina para obter acesso ao disco danificado.

 

Riscos da laminectomia

A laminectomia é geralmente um procedimento seguro. Mas, como em qualquer cirurgia, podem ocorrer complicações. As complicações potenciais incluem:

  • Sangramento

  • Infecção

  • Coágulos de sangue

  • Lesão do nervo

  • Vazamento de líquido espinhal

Como você se prepara

Você precisará evitar comer e beber por um certo período de tempo antes da cirurgia. Seu médico pode lhe dar instruções específicas sobre os tipos de medicamentos que você deve e não deve tomar antes da cirurgia.

O que você pode esperar

Durante a laminectomia

Os cirurgiões geralmente realizam a laminectomia com anestesia geral, então você fica inconsciente durante o procedimento.

A equipe cirúrgica monitora sua frequência cardíaca, pressão arterial e níveis de oxigênio no sangue durante todo o procedimento. Depois de ficar inconsciente e não sentir dor:

  • O cirurgião faz uma incisão nas costas sobre as vértebras afetadas e afasta os músculos da coluna, conforme necessário. Pequenos instrumentos são usados ​​para remover a lâmina apropriada. O tamanho da incisão pode variar dependendo da sua condição e tamanho do corpo. As cirurgias minimamente invasivas geralmente usam incisões menores do que as usadas para procedimentos abertos.

  • Se a laminectomia estiver sendo realizada como parte do tratamento cirúrgico de uma hérnia de disco, o cirurgião também remove a porção herniada do disco e quaisquer peças que se soltaram (discectomia).

  • Se uma de suas vértebras deslizar sobre outra ou se você tiver curvatura na coluna, a fusão espinhal pode ser necessária para estabilizar sua coluna. Durante a fusão espinhal, o cirurgião conecta permanentemente duas ou mais vértebras usando enxertos ósseos e, se necessário, hastes e parafusos de metal.

  • Dependendo de sua condição e necessidades individuais, o cirurgião pode usar uma incisão menor (minimamente invasiva) e um microscópio cirúrgico especial para realizar a operação.

Após laminectomia

Após a cirurgia, você é transferido para uma sala de recuperação, onde a equipe de saúde observa as complicações da cirurgia e da anestesia. Você também pode ser solicitado a mover seus braços e pernas. Seu médico pode prescrever medicamentos para aliviar a dor no local da incisão.

Você pode ir para casa no mesmo dia da cirurgia, embora algumas pessoas possam precisar de uma curta permanência no hospital. Seu médico pode recomendar fisioterapia após uma laminectomia para melhorar sua força e flexibilidade.

Dependendo da quantidade de levantamento, caminhada e sentar que seu trabalho envolve, você poderá retornar ao trabalho dentro de algumas semanas. Se você também tiver fusão espinhal, seu tempo de recuperação será maior.

Resultados da laminectomia

A maioria das pessoas relata uma melhora mensurável em seus sintomas após a laminectomia, particularmente uma diminuição da dor que irradia para a perna ou braço. Mas esse benefício pode diminuir com o tempo se você tiver uma forma particularmente agressiva de artrite. A laminectomia é menos provável de melhorar a dor nas costas.

 

Agende sua Consulta

Dr. Tobias Ludwig

Neurocirurgião - CRM 34710 RS - RQE 28739

Médico especialista em neurocirurgia, o doutor Tobias Ludwig tem como missão oferecer aos clientes e pacientes técnicas e tratamentos minimamente invasivos, com aparelhos modernos e atendimento de excelência e humanizado.

Ligue e Agende Sua consulta

(51) 3330-0244

(51) 99971-4947

ATENDE PARTICULAR E CONVÊNIOS.
Em Porto Alegre ou Via Telemedicina.

Rua Padre Chagas, 415 - sala 602, Bairro Moinhos de Vento. Porto Alegre - RS.