Cirurgia Endoscópica da Coluna

Visão geral da cirurgia endoscópica da coluna

A cirurgia endoscópica da coluna é um procedimento menos invasivo da coluna, usado para tratar discos herniados, salientes, extrusos, esporão ósseo, estenose de coluna espinhal, que comprimem ou irritam os nervos espinhais, causando dores nas costas ou nas pernas.

Pacientes que sofrem de condições dolorosas na coluna devem considerar todas as opções menos invasivas, como controle da dor e procedimentos endoscópicos, antes de considerar técnicas tradicionais e abertas, incluindo laminectomia, microdiscectomia ou fusão espinhal.

O diagnóstico adequado, além das injeções terapêuticas e diagnósticas, é essencial para que o especialista em coluna endoscópica identifique a causa da dor e aborde seletivamente a condição dolorosa com menor repercussão clínica ao paciente. Com indicação precisa, diagnóstico adequado e um médico capacitado, a cirurgia endoscópica da coluna tem se mostrado clinicamente igual ou superior em comparação à cirurgia aberta e minimamente invasiva da coluna. Embora os resultados sejam iguais no alívio da dor nas condições da coluna vertebral, os pacientes submetidos a procedimentos endoscópicos se recuperam mais rapidamente, geralmente têm menos necessidade de medicamentos narcóticos e retornam ao trabalho mais cedo do que os pacientes cirúrgicos.

A cirurgia endoscópica da coluna é uma das técnicas cirúrgicas que mais evoluiu nos últimos quinze anos. Este procedimento permite que o cirurgião da coluna use um endoscópio e uma câmera durante o procedimento através de uma incisão de 8mm. A evolução dos últimos anos decorreu da tecnologia de imagem e infusão de líquidos que permitiu se criar um espaço para o trabalho cirúrgico. A magnificação das imagens faz com que a cirurgia seja com o menor trauma possível nos dias de hoje. Permite visualização direta dos nervos comprimidos e das estruturas que o comprimem para que seja feita a descompressão.

As vantagens da cirurgia endoscópica da coluna versus a cirurgia tradicional e minimamente invasiva da coluna:

Há muitas vantagens em considerar a cirurgia endoscópica da coluna. Na era de um pensamento em recuperação o mais rápido possível após um procedimento cirúrgico, a cirurgia endoscópico está entre as lideranças de procedimento.

O objetivo da cirurgia endoscópica da coluna é aliviar a dor, evitar a fusão espinhal e preservar a anatomia espinhal com o menor dano tecidual e muscular possível para recuperação rápida.

Vantagens:

  • Utiliza uma câmera HD acoplada a um endoscópio que proporciona ao cirurgião de coluna uma visão excelente com uma entrada cirúrgica mínima.

  • Incisões de pele menores que 1cm.

  • Lesão muscular mínima, com menor dor e recuperação mais rápida.

  • Alguns casos podem ser realizados com sedação, evitando anestesia geral.

  • Menos dor pós-operatória e necessidade de medicamentos narcóticos.

  • Menos tempo de recuperação necessário e alta mais precoce.

  • Retorno ao trabalho mais cedo – em uma semana geralmente (sob alguma restrição para levantamento de peso e certas atividades físicas).

Que tipos de condições a cirurgia endoscópica da coluna trata?

Existem muitas condições da coluna vertebral que um paciente que sofre de dor pode apresentar. A seguir estão os problemas mais comuns observados no consultório de um neurocirurgião de coluna. A cirurgia endoscópica da coluna permite que o médico cirurgião identifique e aborde seletivamente as seguintes condições da coluna com o mínimo de impacto da coluna do paciente durante a cirurgia.

  • Artrose e esporões ósseos da coluna vertebral

  • Abaulamento do disco

  • Dor nas costas discogênica

  • Hérnia de disco

  • Estenose foraminal (estreitamento do canal do nervo)

  • Estenose do canal vertebral (estreitamento do canal central da coluna)

  • Ciática

  • Radiculite ou Radiculopatia


Tipos de Procedimentos Endoscópicos da Coluna

Discectomia Endoscópica Transforaminal ou Interlaminar – A Discectomia Endoscópica é um dos procedimentos menos invasivos oferecidos que alivia a dor de ciática de discos herniados.

Foraminoplastia endoscópica – é um dos procedimentos menos invasivos usados para aliviar a pressão no nervo de saída da coluna causada por uma hérnia de disco, esporões ósseos e tecido cicatricial.

Dr. Tobias Ludwig_Neurocirurgião Porto Alegre_Tratamento Coluna e Crânio
 

Agende sua Consulta

Dr. Tobias Ludwig

Neurocirurgião - CRM 34710 RS - RQE 28739

Médico especialista em neurocirurgia, o doutor Tobias Ludwig tem como missão oferecer aos clientes e pacientes técnicas e tratamentos minimamente invasivos, com aparelhos modernos e atendimento de excelência e humanizado.

Ligue e Agende Sua consulta

(51) 3330-0244

(51) 99971-4947

ATENDE PARTICULAR E CONVÊNIOS.
Em Porto Alegre ou Via Telemedicina.

Rua Padre Chagas, 415 - sala 602, Bairro Moinhos de Vento. Porto Alegre - RS.