Dor na nuca e Cervicalgia

Dor na Nuca e Cervicalgia_Causas sintomas e tratamentos Dr. Tobias Ludwig_Neurocirurgião Porto Alegre.png

Visão geral - Dor na nuca  e Cervicalgia

A dor no pescoço é uma queixa comum. Os músculos do pescoço podem ficar tensos devido à má postura – seja inclinando-se sobre o computador ou curvando-se sobre a bancada de trabalho. A osteoartrite também é uma causa comum de dor no pescoço.

Raramente, a dor no pescoço pode ser um sintoma de um problema mais sério. Procure atendimento médico se a dor no pescoço for acompanhada de dormência ou perda de força nos braços ou mãos ou se tiver dor no ombro ou no braço.

Sintomas da Dor na Nuca  e Cervicalgia

Os sinais e sintomas incluem:

  • Dor que geralmente piora ao manter a cabeça em um lugar por longos períodos, como ao dirigir ou trabalhar em um computador

  • Aperto muscular e espasmos

  • Diminuição da capacidade de mover a cabeça

  • Dor de cabeça

Quando consultar um médico

A maioria das dores no pescoço melhora gradualmente com o tratamento em casa. Se não, consulte o seu médico.

Procure atendimento imediato se a dor no pescoço resultar de uma lesão, como um acidente de veículo motorizado, acidente de mergulho ou queda.

Contate um médico se a sua dor no pescoço:

  • é grave

  • Persiste por vários dias sem alívio

  • Espalha os braços ou pernas

  • É acompanhado por dor de cabeça, dormência, fraqueza ou formigamento

 

Causas da Dor na nuca e Cervicalgia

Seu pescoço é flexível e suporta o peso de sua cabeça, por isso pode ser vulnerável a lesões e condições que causam dor e restringem o movimento. As causas da dor no pescoço incluem:

  • Distensões musculares. O uso excessivo, como muitas horas debruçada sobre seu computador ou smartphone, geralmente desencadeia tensões musculares. Mesmo coisas menores, como ler na cama ou ranger os dentes, podem esticar os músculos do pescoço.

  • Juntas desgastadas. Assim como as outras articulações do corpo, as articulações do pescoço tendem a se desgastar com a idade. A osteoartrite faz com que as almofadas (cartilagem) entre os ossos (vértebras) se deteriorem. Seu corpo então forma esporões ósseos que afetam o movimento das articulações e causam dor.

  • Compressão do nervo. Hérnias de disco ou esporões ósseos nas vértebras do pescoço podem pressionar os nervos que se ramificam da medula espinhal.

  • Lesões. As colisões traseiras geralmente resultam em lesões cervicais, que ocorrem quando a cabeça é empurrada para trás e depois para a frente, esticando os tecidos moles do pescoço.

  • Doenças. Certas doenças, como artrite reumatóide, meningite ou câncer, podem causar dor no pescoço.

Prevenção da Dor na nuca e Cervicalgia

A maioria das dores no pescoço está associada à má postura combinada com o desgaste relacionado à idade. Para ajudar a prevenir a dor no pescoço, mantenha a cabeça centrada sobre a coluna. Algumas mudanças simples em sua rotina diária podem ajudar. Considere tentar:

  • Use uma boa postura. Ao ficar de pé e sentado, certifique-se de que seus ombros estejam em linha reta sobre os quadris e que suas orelhas estejam diretamente sobre os ombros.

  • Faça pausas frequentes. Se você viaja longas distâncias ou trabalha longas horas no computador, levante-se, movimente-se e estique o pescoço e os ombros.

  • Ajuste sua mesa, cadeira e computador para que o monitor fique no nível dos olhos. Os joelhos devem ficar ligeiramente mais baixos que os quadris. Use os braços da sua cadeira.

  • Evite colocar o telefone entre a orelha e o ombro ao falar. Em vez disso, use um fone de ouvido ou viva-voz.

  • Se você fuma, pare. Fumar pode colocá-lo em maior risco de desenvolver dor no pescoço.

  • Evite carregar bolsas pesadas com alças sobre o ombro. O peso pode esticar seu pescoço.

  • Durma em uma boa posição. Sua cabeça e pescoço devem estar alinhados com seu corpo. Use um pequeno travesseiro sob o pescoço. Tente dormir de costas com as coxas elevadas em travesseiros, o que achatará os músculos da coluna vertebral.

 

Diagnóstico

Seu médico fará um histórico médico e fará um exame. Ele ou ela irá verificar se há sensibilidade, dormência e fraqueza muscular, bem como ver até onde você pode mover a cabeça para frente, para trás e de um lado para o outro.

Testes de imagem

Seu médico pode solicitar exames de imagem para obter uma imagem melhor da causa de sua dor no pescoço. Exemplos incluem:

  • Raios X. Raios-X podem revelar áreas em seu pescoço onde seus nervos ou medula espinhal podem ser comprimidos por esporões ósseos ou outras alterações degenerativas.

  • tomografia computadorizada. As tomografias computadorizadas combinam imagens de raios-X tiradas de muitas direções diferentes para produzir visões transversais detalhadas das estruturas internas do pescoço.

  • ressonância magnética. A ressonância magnética usa ondas de rádio e um forte campo magnético para criar imagens detalhadas de ossos e tecidos moles, incluindo a medula espinhal e os nervos provenientes da medula espinhal.

É possível ter evidências de raios-X ou ressonância magnética de problemas estruturais no pescoço sem apresentar sintomas. Os estudos de imagem são melhor usados ​​como complemento de uma história cuidadosa e exame físico para determinar a causa de sua dor.

Outros testes

  • Eletromiografia (EMG). Se o seu médico suspeitar que sua dor no pescoço pode estar relacionada a um nervo comprimido, ele pode sugerir um EMG. Envolve a inserção de agulhas finas através da pele em um músculo e a realização de testes para medir a velocidade da condução nervosa para determinar se os nervos específicos estão funcionando corretamente.

  • Exames de sangue. Às vezes, os exames de sangue podem fornecer evidências de condições inflamatórias ou infecciosas que podem estar causando ou contribuindo para a dor no pescoço.

 

Tratamento da Dor na nuca  e Cervicalgia

Os tipos mais comuns de dor cervical leve a moderada geralmente respondem bem ao autocuidado dentro de duas ou três semanas. Se a dor no pescoço persistir, seu médico pode recomendar outros tratamentos.

Medicamentos

Seu médico pode prescrever analgésicos mais fortes do que os que você pode obter sem receita, bem como relaxantes musculares e antidepressivos tricíclicos para alívio da dor.

Terapia

  • Fisioterapia. Um fisioterapeuta pode ensinar a postura correta, alinhamento e exercícios de fortalecimento do pescoço, e pode usar calor, gelo, estimulação elétrica e outras medidas para ajudar a aliviar sua dor e prevenir uma recorrência.

  • Estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS). Eletrodos colocados em sua pele perto das áreas dolorosas fornecem pequenos impulsos elétricos que podem aliviar a dor.

  • Tração. A tração usa pesos, polias ou uma bexiga de ar para esticar suavemente o pescoço. Esta terapia, sob supervisão de um profissional médico e fisioterapeuta, pode proporcionar alívio de algumas dores no pescoço, especialmente dores relacionadas à irritação da raiz nervosa.

  • Imobilização de curta duração. Um colar macio que apoia o pescoço pode ajudar a aliviar a dor, tirando a pressão das estruturas do pescoço. No entanto, se usado por mais de três horas de cada vez ou por mais de uma a duas semanas, um colar pode fazer mais mal do que bem.

Procedimentos cirúrgicos e outros

  • Injeções de esteróides. Seu médico pode injetar medicamentos corticosteróides perto das raízes nervosas, nas pequenas articulações dos ossos da coluna cervical ou nos músculos do pescoço para ajudar com a dor. Medicamentos entorpecentes, como lidocaína, também podem ser injetados para aliviar a dor no pescoço.

  • Cirurgia. Raramente necessária para dor no pescoço, a cirurgia pode ser uma opção para aliviar a compressão da raiz nervosa ou da medula espinhal.

 

Estilo de vida e remédios caseiros para dor na nuca  e Cervicalgia

As medidas de autocuidado que você pode tentar para aliviar a dor no pescoço incluem:

  • Analgésicos. Experimente analgésicos de venda livre, como ibuprofeno (Advil, Motrin IB, outros), naproxeno sódico (Aleve) e acetaminofeno (Tylenol, outros).

  • Calor e frio alternados. Reduza a inflamação aplicando frio, como uma bolsa de gelo ou gelo enrolado em uma toalha, por até 20 minutos várias vezes ao dia. Ou alterne o tratamento frio com calor. Tente tomar um banho quente ou usar uma almofada de aquecimento na configuração baixa.

  • Exercícios em casa. Uma vez que o pior de sua dor tenha diminuído, comece exercícios de alongamento suaves diariamente. Seu médico ou fisioterapeuta pode instruí-lo sobre a técnica adequada. Primeiro aqueça o pescoço e as costas com uma almofada de aquecimento ou no chuveiro ou na banheira. Em seguida, incline suavemente, dobre e gire o pescoço.

Medicina alternativa para aliviar a dor no pescoço

Converse com seu médico se estiver interessado em tentar tratamentos alternativos para sua dor no pescoço. Seu médico pode discutir os benefícios e riscos. Os tratamentos alternativos incluem:

  • Acupuntura. A acupuntura envolve a inserção de agulhas finas em vários pontos do corpo. Estudos descobriram que a acupuntura pode ser útil para muitos tipos de dor. Mas os estudos sobre dor no pescoço foram mistos. Para melhores resultados, pode ser necessário passar por várias sessões de acupuntura. A acupuntura é geralmente considerada segura quando realizada por um profissional certificado usando agulhas estéreis.

  • Quiropraxia. Realizado principalmente na coluna, um ajuste quiroprático aplica uma força controlada e abrupta a uma articulação. Os tratamentos quiropráticos para o pescoço podem proporcionar alívio da dor a curto prazo e, para muitas pessoas, apresentam riscos mínimos.

  • Massagem. Durante uma massagem, um praticante treinado manipula os músculos do pescoço com as mãos. Existem poucas evidências científicas para apoiar a massagem em pessoas com dor no pescoço, embora possa proporcionar alívio quando combinada com os tratamentos recomendados pelo seu médico.


 

Agende sua Consulta

Dr. Tobias Ludwig

Neurocirurgião - CRM 34710 RS - RQE 28739

Médico especialista em neurocirurgia, o doutor Tobias Ludwig tem como missão oferecer aos clientes e pacientes técnicas e tratamentos minimamente invasivos, com aparelhos modernos e atendimento de excelência e humanizado.

Ligue e Agende Sua consulta

(51) 3330-0244

(51) 99971-4947

ATENDE PARTICULAR E CONVÊNIOS.
Em Porto Alegre ou Via Telemedicina.

Rua Padre Chagas, 415 - sala 602, Bairro Moinhos de Vento. Porto Alegre - RS.