Ciática e Ciático
O que é a dor ciática
Ciática refere-se à dor que irradia ao longo do trajeto do nervo ciático, que se ramifica da parte inferior das costas, passando pelos quadris e nádegas, e descendo por cada perna. Normalmente a ciática afeta apenas um lado do corpo.
A ciática ocorre mais comumente quando uma hérnia de disco, esporão ósseo na coluna ou estreitamento da coluna (estenose espinhal) comprime parte do nervo. Isso causa inflamação, dor e muitas vezes alguma dormência na perna afetada. Pode ocorrer, também, por alguma lesão ao longo do nervo em seu trajeto (como o músculo piriforme, por exemplo) ou no sistema nervoso central como um tumor na coluna vertebral ou na medula.
Embora a dor associada à ciática possa ser grave, a maioria dos casos se resolve com tratamentos não cirúrgicos em poucas semanas. Pessoas que têm ciática grave apresentam fraqueza significativa nas pernas ou alterações intestinais ou na bexiga que devem ser tratadas de maneira mais agressiva e rápida.
Sintomas da dor ciática
A dor que irradia da parte inferior da coluna (lombar) para a nádega e para a parte de trás da perna é a marca registrada da ciática. Você pode sentir o desconforto em quase qualquer lugar ao longo do caminho do nervo, mas é especialmente provável que siga um caminho da parte inferior das costas até a nádega e a parte de trás da coxa e da panturrilha.
A dor pode variar amplamente, de uma dor leve a uma sensação aguda de queimação ou dor intensa. Às vezes pode parecer um choque. Pode ser pior quando você tosse ou espirra, e ficar sentado por muito tempo pode agravar os sintomas. Normalmente, apenas um lado do corpo é afetado.
Algumas pessoas também apresentam dormência, formigamento ou fraqueza muscular na perna ou no pé afetado. Você pode ter dor em uma parte da perna e dormência em outra parte.
Quando consultar um médico por causa da dor ciática
A ciática leve geralmente desaparece com o tempo. Ligue para o seu médico se as medidas de autocuidado não aliviarem seus sintomas ou se sua dor durar mais de uma semana, for grave ou piorar progressivamente. Obtenha cuidados médicos imediatos se:
Você tem dor súbita e intensa na região lombar ou na perna e dormência ou fraqueza muscular na perna
A dor segue uma lesão violenta, como um acidente de trânsito
Você tem problemas para controlar seus intestinos ou bexiga
Causas da ciática
A ciática ocorre quando o nervo ciático fica comprimido, geralmente por uma hérnia de disco na coluna ou por um crescimento excessivo de osso (esporão ósseo) em suas vértebras. Mais raramente, o nervo pode ser comprimido por um tumor ou danificado por uma doença como o diabetes.
Fatores de risco para ciática
Fatores de risco para ciática incluem:
Idade. Alterações na coluna relacionadas à idade, como hérnia de disco e esporões ósseos, são as causas mais comuns de ciática.
Obesidade. Ao aumentar o estresse na coluna, o excesso de peso corporal pode contribuir para as alterações na coluna que desencadeiam a ciática.
Ocupação. Um trabalho que exige que você torça as costas, carregue cargas pesadas ou dirija um veículo motorizado por longos períodos pode desempenhar um papel na ciática, mas não há evidências conclusivas desse vínculo.
Sedentarismo. As pessoas que ficam sentadas por períodos prolongados ou têm um estilo de vida sedentário são mais propensas a desenvolver ciática do que as pessoas ativas.
Diabetes. Essa condição, que afeta a maneira como seu corpo usa o açúcar no sangue, aumenta o risco de danos nos nervos e a degeneração da coluna vertebral.
Complicações da ciática
Embora a maioria das pessoas se recupere totalmente da ciática, muitas vezes sem tratamento, a ciática pode causar danos permanentes nos nervos. Procure atendimento médico imediato se você tiver:
Perda de sensibilidade na perna afetada
Fraqueza na perna afetada
Perda da função intestinal ou da bexiga
Prevenção da ciática
Nem sempre é possível prevenir a ciática, e a condição pode se repetir. As dicas a seguir podem desempenhar um papel fundamental na proteção de suas costas:
Exercite-se regularmente. Para manter as costas fortes, preste atenção especial aos músculos do “core” – os músculos do abdômen e da parte inferior das costas, os posteriores e anteriores das coxas que são essenciais para a postura e alinhamento adequados. Peça ao seu médico para recomendar atividades específicas.
Mantenha a postura correta ao sentar. Escolha um assento com bom apoio lombar, apoios de braços e base giratória. Considere colocar um travesseiro ou toalha enrolada na parte inferior das costas para manter sua curva normal. Mantenha os joelhos e quadris nivelados. Lembrar de sentar sobre os ísquios e não sobre o cóccix é uma dica importante para manter a postura, pergunte ao seu médico como fazer isto.
Use uma boa mecânica corporal. Se você ficar de pé por longos períodos, de vez em quando descanse um pé em um banquinho ou pequena caixa. Quando você levanta algo pesado, deixe suas extremidades inferiores fazerem o trabalho. Mova-se para cima e para baixo. Mantenha as costas retas e dobre apenas os joelhos. Segure a carga perto do seu corpo.
Evite levantar e torcer simultaneamente. Peça ajuda se o objeto for muito pesado.
Diagnóstico da ciática
Durante o exame físico, seu médico pode verificar sua força muscular e reflexos. Por exemplo, você pode ser solicitado a andar na ponta dos pés ou nos calcanhares, levantar-se de uma posição de cócoras e, deitado de costas, levantar as pernas uma de cada vez. A dor que resulta da ciática geralmente piora durante essas atividades.
Exames de imagem
Muitas pessoas têm hérnia de disco ou esporões ósseos que aparecem em raios-X, tomografia computadorizada e ressonâncias magnéticas e não apresentam sintomas. Portanto, os médicos geralmente não solicitam esses testes, a menos que sua dor seja intensa ou não melhore em algumas semanas. O fato de existir uma alteração nos exames não significa que você deva ser operado e isto é muito importante.
Raio X. Um raio-X de sua coluna pode revelar um crescimento excessivo de osso (esporão ósseo) que pode estar pressionando um nervo.
Ressonância magnética. Este procedimento usa um poderoso ímã para produzir imagens. Uma ressonância magnética produz imagens detalhadas de ossos e principalmente de tecidos moles, como hérnias de disco. Durante o teste, você se deita em uma mesa que se move para dentro da máquina de ressonância magnética.
Tomografia computadorizada (TC).
· Quando uma TC é usada para obter imagens da coluna, o principal componente a ser avaliado é o sistema ósseo. O uso de contrastes no sistema venoso e dentro do espaço medular podem auxiliar no diagnóstico de certas lesões – mielotomografia se chama o exame específico.
Eletromiografia (ENMG). Este teste mede os impulsos elétricos produzidos pelos nervos e as respostas de seus músculos. Este exame serve para avaliar o sistema nervoso periférico e tem indicações muito precisas.
Tratamento da ciática
Se sua dor não melhorar com medidas de autocuidado, seu médico pode sugerir alguns dos seguintes tratamentos.
Medicamentos
Os tipos de medicamentos que podem ser prescritos para dor ciática incluem:
Anti-inflamatórios
Relaxantes musculares
Narcóticos
Antidepressivos
Medicamentos anticonvulsivantes e neuromoduladores
Fisioterapia
Uma vez que sua dor aguda melhore, seu médico em conjunto com seu fisioterapeuta pode elaborar um programa de reabilitação para ajudá-lo a prevenir futuras lesões. Isso normalmente inclui exercícios para corrigir sua postura, fortalecer os músculos que sustentam suas costas e melhorar sua flexibilidade.
Injeções de esteroides
Em alguns casos, seu médico pode recomendar a injeção de um medicamento corticosteroide na área ao redor da raiz nervosa envolvida. Os corticosteroides ajudam a reduzir a dor suprimindo a inflamação ao redor do nervo irritado. Os efeitos geralmente desaparecem em alguns meses. O número de injeções de esteroides que você pode receber é limitado porque o risco de efeitos colaterais graves aumenta quando as injeções ocorrem com muita frequência.
Cirurgia
Essa opção geralmente é reservada para quando o nervo comprimido causa fraqueza significativa, perda do controle do intestino ou da bexiga, ou quando você tem dor que piora progressivamente ou não melhora com outras terapias. Os cirurgiões podem remover o esporão ósseo ou a porção do disco herniado que está pressionando o nervo.
Estilo de vida e remédios caseiros para a ciática
Para a maioria das pessoas, a ciática responde a medidas de autocuidado. Embora descansar por um dia ou mais possa proporcionar algum alívio, a inatividade prolongada piorará seus sinais e sintomas.
Outros tratamentos de autocuidado que podem ajudar incluem:
Bolsas de gelo. Inicialmente, você pode obter alívio com uma bolsa fria colocada na área dolorida por até 20 minutos várias vezes ao dia. Use uma bolsa de gelo em uma toalha limpa.
Calor na área dolorida. Depois de dois a três dias, aplique calor nas áreas doloridas. Bolsas de água quente costumam ser suficientes. Alguns paciente exageram e acabam tendo queimaduras nas áreas onde o calor for aplicado. Deve-se tomar muito cuidado com este tipo de tratamento. Se você continuar a sentir dor, tente alternar compressas quentes e frias.
Alongamento. Exercícios de alongamento para a região lombar podem ajudá-lo a se sentir melhor e podem ajudar a aliviar a compressão da raiz nervosa. Evite sacudir, pular ou torcer durante o alongamento e tente manter o alongamento por pelo
menos 30 segundos. Acompanhamento de um fisioterapeuta potencializa estas medidas.
Medicamentos de venda livre. Analgésicos como dipirona, paracetamol, ibuprofeno e naproxeno sódico às vezes são úteis para a ciática. Mas não se automedique pois os efeitos adversos podem ser graves, procure seu médico.
Medicina alternativa para a ciática e dor lombar
Terapias alternativas comumente usadas para dor lombar incluem:
Acupuntura. Hoje não mais uma medida alternativa e sim uma ciência médica, na acupuntura, o médico insere agulhas finas na pele em pontos específicos do corpo. Alguns estudos sugeriram que a acupuntura pode ajudar na dor nas costas, enquanto outros não encontraram nenhum benefício. Tratamento com um médico especializado em acupuntura faz parte das medidas conservadoras para o tratamento da lombalgia e da ciática.
Quiropraxia. O ajuste da coluna (manipulação) é uma forma de terapia que os quiropratas usam para tratar a mobilidade da coluna vertebral restrita. O objetivo é restaurar o movimento da coluna vertebral e, como resultado, melhorar a função e diminuir a dor. A manipulação da coluna parece ser tão eficaz e segura quanto os tratamentos padrão para dor lombar, mas pode não ser apropriada para dor irradiada. Muito cuidado deve ser tomado em pacientes com hérnias extrusas pois a manipulação pode ocasionar compressão de estruturas neurológicas e danos irreversíveis.
Preparando-se para sua consulta médica
Nem todo mundo que tem ciática precisa de cuidados médicos. Se seus sintomas forem graves ou persistirem por mais de um mês, marque uma consulta com seu médico.
O que você pode fazer
Anote seus sintomas e quando eles começaram.
Liste as principais informações médicas, incluindo outras condições que você tem e os nomes dos medicamentos, vitaminas ou suplementos que você toma.
Observe acidentes ou lesões recentes que possam ter danificado suas costas.
Leve um familiar ou amigo, se possível. Alguém que o acompanha pode ajudá-lo a lembrar o que seu médico lhe disser.
Anote as perguntas para fazer ao seu médico para aproveitar ao máximo seu tempo de consulta.
Para irradiar dor lombar, algumas perguntas básicas para perguntar ao seu médico incluem:
Qual é a causa mais provável da minha dor nas costas?
Existem outras causas possíveis?
Preciso de testes de diagnóstico?
Qual tratamento você recomenda?
Se você está recomendando medicamentos, quais são os possíveis efeitos colaterais?
Por quanto tempo precisarei tomar medicação?
Sou candidato à cirurgia? Por que ou por que não?
Existem restrições que eu preciso seguir?
Que medidas de autocuidado devo tomar?
O que posso fazer para evitar que meus sintomas se repitam?
Não hesite em fazer outras perguntas.
O que esperar do seu médico
É provável que seu médico faça várias perguntas, como:
Você tem dormência ou fraqueza nas pernas?
Certas posições do corpo ou atividades melhoram ou pioram sua dor?
Quão limitante é a sua dor?
Você faz trabalho físico pesado?
Você se exercita regularmente? Se sim, com que tipo de atividades?
Quais tratamentos ou medidas de autocuidado você já tentou? Alguma coisa ajudou?
Agende sua Consulta
Dr. Tobias Ludwig
Neurocirurgião - CRM 34710 RS - RQE 28739
Médico especialista em neurocirurgia, o doutor Tobias Ludwig tem como missão oferecer aos clientes e pacientes técnicas e tratamentos minimamente invasivos, com aparelhos modernos e atendimento de excelência e humanizado.
Ligue e Agende Sua consulta
✆ (51) 3330-0244
✆ (51) 99971-4947
ATENDE PARTICULAR E CONVÊNIOS.
Em Porto Alegre ou Via Telemedicina.
Rua Padre Chagas, 415 - sala 602, Bairro Moinhos de Vento. Porto Alegre - RS.